Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
Os Diretores do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres (Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito) e Juiz Edmundo Franca de Oliveira (Integração Judiciária), compareceram na tarde desta sexta-feira, dia 5, à posse da jurista Rita Cortez como Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A solenidade aconteceu na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Centro do Rio de Janeiro. O Juiz Edmundo Franca estava representando o Presidente do IMB, Desembargador Jean Saadi.
A cerimônia consagrou o terceiro mandato da jurista à frente da entidade, onde ocupou o cargo de Presidente entre 2018 e 2022. Rita Cortez é a segunda mulher a presidir a Casa de Montezuma, uma das instituições jurídicas mais antigas das Américas, com 182 anos de existência.
A advogada foi eleita para o triênio 2025-2028 com 481 votos – 51,3% do total de votantes. Na ocasião, Rita Cortez expressou gratidão por ter sido escolhida para conduzir o Instituto por mais uma gestão e afirmou que a eleição da chapa “Para novos rumos no IAB”, encabeçada por ela, mobilizou membros de todo o País.
Rita Cortez é sócia fundadora do AJS Cortez & Advogados Associados e também preside a Academia Carioca de Direito (ACD), além de ser conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representando a OABRJ. Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ela tem pós-graduação em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e integra a Academia Brasileira de Direito.
A advogada é referência em Direito do Trabalho e tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais, da Justiça do Trabalho e da Constituição. A nova Presidente da Casa de Montezuma também tem forte atuação na defesa do protagonismo feminino no universo jurídico e presidiu, durante os últimos três anos, a Comissão dos Direitos da Mulher do IAB.