Planejamento e responsabilidade construindo um mundo melhor
Edvaldo Moura
Desembargador do TJPI
Maio de 2025
lniciamos a nossa manifestação, tecendo rápidas considerações sobre o palestrante convidado e a respeito do assunto que por ele será desenvolvido Com humildade e expectativa, tomaremos nosso Iugar, atentos e silenciosos, à semelhança de cada um dos que aqui se encontram, honrando o palestrante e sua palestra.
Apenas, com imenso orgulho e incontida satisfação, apresentamos, ao dístintíssimo e qualificado grupo de convidados, aqui presentes, o Doutor Édis Milaré, uma das maiores autoridades, no país e no mundo, em sua especialidade que, a partir de agora, discorrerá sobre Direito Ambiental: Origem, Realidade e Perspectivas.
O Professor Édis Milaré é Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre e Doutor em Direitos Difusos e Coletivos, com concentração em Direito Ambiental, pela PUC de São Paulo. Sua experiência profissional é uma das mais ricas que se pode esperar de um estudioso e mestre emérito da matéria eleita por ele, bastando que se lembre aqui a sua atuação como Presidente da Fundação para a Conservação e a Produção
Florestal do Estado de São Paulo, de ex-Secretário do Meio Ambiente do Estado do São Paulo, além de sua autoridade do Estado de São Paulo, além de sua autoridade de Promotor e de ex-Procurador de Justiça daquele Estado.
Quero antecipar ao nosso ilustre palestrante, os sinceros agradecimentos da Escola Superior da Magistratura, da Associação dos Magistrados Piauienses, da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados Piauienses, em parceria com a Thomson Reuters, Editora da Revista dos Tribunais, por ter atendido, prontamente, ao convite da ESMEPI, numa prova inconteste de sua constante disposição de lutar, sob a égide do
Direito, por uma causa que, além de atualíssima, é também um brado de alerta em favor da
continuação da nossa própria espécie.
Nesta oportunidade, o Doutor Édis Milaré irá, também, autografar aos interessados aqui presentes, sua obra, Direito do Ambiente, já em sua 9ª edição, agora revista, atualizada e reformulada pelo autor. Recomendamos, pois, a todos os nossos convidados e à comunidade universitária piauiense, a busca de um conhecimento aprofundado desse livro, uma vez que direitos difusos e coletivos não podem ser temas estranhos a qualquer operador do Direito em nossos dias, tão grande é a importância que eles vêm adquirindo, para os
questionamentos do nosso dia a dia.
Lembramos, por oportuno, que a dramaticidade dos grandes problemas do mundo, envolvendo as questões ambientais, nos faz voltar o pensamento e à leitura de A Cidade Antiga, do historiador francês, Fustel de Coulanges, quando fala da importância do fogo sagrado mantido em cada lar e que só deixava de brilhar sobre o altar, quando toda a família já estivesse extinta. Lar extinto, família extinta, eram expressões sinônimas entre os antigos, segundo ele.
O lar da humanidade é o mundo; se descuidarmos do fogo sagrado, que o mantém, nada mais nos restará. O respeito pelo ambiente será a força mágica para a nossa sobrevivência; no entanto, não se passa um dia sem que os veículos de comunicação de massa não tragam ao conhecimento de todos, mais polêmicas, estupidas e insensatas provas da agressão e o desrespeito ao meio ambiente, em todos os cantos da terra.
Jamais poderíamos imaginar que a fixação dos grandes filósofos pré-socráticos, há milênios, sobre a importância misteriosa dos elementos água, fogo, terra e ar, chegasse até nós como a possibilidade sine qua non para a sobrevivência dos biomas existentes na superfície de nossa pátria planetária.
Com certeza, o Doutor Édis Milaré nos dará as respostas de que tanto necessitamos, sobre os nervos expostos de nossa mãe Terra.
APRESENTAÇÃO DO DOUTOR ÉDIS MILARÉ, PALESTRANTE E CONVIDADO PELA ESMEPI.
A ARTE BRASILEIRA DE GERARDO DE SOUSA - PINTURA E ESCULTURA-
AVALANCHE DE ROUBO DE CARGAS
REFLEXÕES SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013
OS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E A NECESSÁRIA FLEXIBILIZAÇÃO DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
ECOLOGIA, JUSTIÇA, ÉTICA, PEDAGOGIA E CIÊNCIA: INTER-RELAÇÕES NECESSÁRIAS
VERNÁCULO OU LÍNGUA PORTUGUESA? A NOVA SISTEMÁTICA PROCESSUAL
O PROCESSO LEGISLATIVO DA LEI 9.099/95
ATOS PREPARATÓRIOS DE TERRORISMO, TENTATIVA E PROPORCIONALIDADE: UMA VIA PARA SOLUÇÃO
NAÇÕES DESENVOLVIDAS E NAÇÕES EVOLUÍDAS: O PARADIGMA DA LINGUÍSTICA
Discurso do Des. Thompson Flores
A Democracia possível
A Magistratura para Juízes
A Esquizofrenia da Sabiá
A “Cultura da litigiosidade”
O Mito da Eleição Direta para Presidente dos Tribunais
Islamismo e terrorismo
O pagamento do piso nacional para o magistério é um importante passo em direção a uma educação de qualidade
Constituição, carta da cidadania
Idoso tem o dever de depor
Drogas virtuais
(Hiper)consumismo e (Super)endividamento do consumidor brasileiro
A favor da vida
Reflexão Natalina
O que é “Extorsão Criptoviral”?
Copa do Mundo é integração
Sustentabilidade
Pressupostos de Elegibilidade e Inegibilidade no Direito Constitucional Brasileiro