Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

O próximo Encontro Temático do Centro de Estudos e Debates (Cedes) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) acontecerá na quinta-feira, dia 17/09, e terá como tema “Direito da Pessoa com Deficiência – Capacitismo: O que você tem a ver com isso?”. A 2ª Vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargadora Regina Lúcia Passos, que é Diretora de Área do Cedes de Direito da Pessoa com Deficiência participará do concontro e estará na abertura.
O evento reunirá Magistrados de 1º e 2º graus do Judiciário fluminense, das 10h às 16h, no Salão Nobre Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos, no 10º andar do Palácio da Justiça (Fórum Central), no Centro do Rio.
Programação
10h - Abertura
Desembargador Ricardo Couto de Castro - Presidente do TJRJ
Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme - Diretor-Geral do Cedes
Desembargadora Regina Lúcia Passos - Diretora de Área do Cedes - Direito da Pessoa com Deficiência
Juíza Eunice Bitencourt Haddad - Presidente da Amaerj
10h20 - Palestra: Palavras importam: terminologia, linguagem e capacitismo
Dr. Geraldo Marques Nogueira Pinto - Subsecretário de Políticas Inclusivas do Estado do Rio de Janeiro; Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ; Advogado, gestor público, escritor e especialista na área dos direitos das pessoas com deficiência
11h - Mesa Redonda: Capacitismo e seus efeitos
Juíza Adriana Costa dos Santos - Coordenadora do Cedes da Área de Direito da Pessoa com Deficiência
Juíza Keyla Blank de Cnop -Coordenadora do Cedes da área de Direito da Saúde
Juiz Rafael Rodrigues Carneiro - Coordenador do Cedes da área de Direito da Pessoa com Deficiência
Defensora Pública Mabel Neves Arce - Coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Nuped
Dra. Anna Carolina Dunna - Advogada, Presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas e seus familiares da OABRJ. Mestre em Direito. Mãe Atípica.
Simone Barros - Mãe de criança com síndrome de Rett e atua na conscientização e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Embaixadora do Instituto Atravessamentos, membra da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Barra da Tijuca e Niterói.
Dra. Laís Caroline Franken Dutra - Psicóloga clínica, escritora, Secretária de Juventude da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)
Márcio Castro de Aguiar - Servidor do TJRJ, Diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social (DEIAS) da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ. 2º Vice-presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); Diretor de Relações Institucionais da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (ADVERJ); Consultor da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ
12h-13h30 - Intervalo para Almoço
13h30 - Palestra: O papel dos Atributos Essenciais Humanos em uma abordagem anticapacitista
Professor Armando Guimarães Nembri - Doutor, Pós-Doutor, Epistemólogo, Historiador, Professor, Pesquisador, Consultor Coordenador da Pós-Graduação ENSP/Fiocruz, Conferencista Internacional
14h30 - Dinâmica com os Participantes
15h30 - Apresentação Final
Dra. Laís Caroline Franken Dutra
Professor Armando Guimarães Nembri
16h - Encerramento