Juiz de Direito Cármine Antonio Savino Filho

Presidente eleito em março de 1986 a março de 1988.

Bacharel em Direito


Já vinha participando de Diretorias do IMB, onde atuou como Secretário Adjunto no biênio de 1982/1984, até tornar-se Presidente da entidade para o biênio 1986/1988. Foi por intermédio do Desembargador Cármine Antônio Savino Filho que o IMB passou a ser Pessoa de Utilidade Pública Federal em 1986, pois o Magistrado desenvolveu todo o processamento com este objetivo, inclusive estando em Brasília com o Ministro da Justiça, a fim de, pessoalmente, dar acompanhamento e solução para tal concessão.


A entrega dos prêmios aos vencedores do II Concurso de Monografias Jurídicas Teixeira de Freitas foi realizada na mesma data da posse solene da Nova Diretoria para o biênio 1986/1988, bem como o lançamento cultural do 5º volume do livro &ldquoDireito Concreto&rdquo. Vários foram os encontros culturais, congresso e seminário, os quais o IMB fez realizar e participou, como o XII Congresso Internacional, no Rio de Janeiro, e o X Congresso Nacional de Magistrados, no Recife (PE).


Esta gestão preocupou-se em sistematizar internamente o IMB, para que a instituição pudesse contar com base estrutural sólida, visando seu maior desenvolvimento nacional. Entre as preocupações prioritárias estavam: organização de todos os seus documentos, colecionando-os em livros encadernados, pintura da sede, compra de todo material de expediente, total renovação do mobiliário que guarnecia a sede, organização das Representações Estaduais, recadastramento dos Associados, publicação de boletim com notícias, realizações, estatuto e relação de Associados.


O IMB contava com Representantes Estaduais nas seguintes unidades federativas: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.


Também foi na sua gestão que o Estatuto do Instituto dos Magistrados do Brasil recebeu a segunda reforma, na Assembleia Geral realizada em 11 de maio de 1987.


O Desembargador Cármine Antônio Savino Filho ainda atuou na Diretoria do biênio 1996/1998 como 1º Vice-presidente do IMB.

topo