Desembargador Jorge Uchoa de Mendonça

Presidente eleito em março de 1994 a janeiro de 2012.

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro.

Presidente do IMB que permaneceu mais tempo no cargo e só se afastou por motivo de saúde.

Sua contribuição ao Funcionalismo Público se expressa nas funções de extrema responsabilidade, dentre elas a de Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro, Juiz de Primeira Instância nas Comarcas de Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia, Juiz de Entrância Especial em Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo. Atuando como Juiz de Menores da Comarca de Niterói, teve seu reconhecimento atestado como Coordenador Geral dos Juizados de Menores do Estado, junto à Corregedoria Geral da Justiça. Atuante como Presidente do Tribunal de Alçada Criminal, foi nomeado Desembargador.

Como professor, lecionou na Faculdade do Centro Educacional de Niterói, do Instituto Prof. Eduardo Uchôa e da Faculdade de Direito Tiradentes, de Aracaju, entre outras.

Sua importante atuação não se restringe às atividades jurídicas. Reforça sua preocupação com a cultura, sendo membro fundador da Academia Itaboraiense de Letras, membro fundador e ex-Presidente da Academia Gonçalense de Letras, membro correspondente da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas e membro correspondente da Academia Sergipana de Letras.

Criador e membro do Centro de Estudos Desembargador Luiz Steele, da Associação dos Centros Integrados de Assistência à Criança, membro efetivo do XVIII Congresso Nacional da Magistratura, do XIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Juízes e Curadores de Menores, entre inúmeras outras atuações de liderança.

Conferencista com ampla experiência, participou de seminários e conferências, do II e III Encontro Nacional de Adoção, realizados em Haia, Holanda e Oregon (USA), entre inúmeros outros encontros.

Sua contribuição à sociedade foi sendo amplamente reconhecida, como atestara m, entre outros, os títulos recebidos de Cidadão Gonçalense, Cidadão Niteroiense, Cidadão Fluminense, e Medalha do Mérito D. João VI, Medalha do Mérito Pedro Ernesto, Medalha e Diploma de Amigo da Marinha Brasileira e Ordem do Mérito Araribóia, com Grau de Comendador.

Como Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, promoveu o Instituto com ações de vanguarda e com extremo profissionalismo, demonstrando que um Instituto de Cultura pode e deve se armar de parceiros com a mesma visão profissional e compromissados com a sociedade.

topo