ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Presidente do IMB recebe visita do Secretário Geral da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa

Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 29/11/2023

O Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, recebeu nesta quarta-feira, dia 29, a visita do Secretário Geral da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP), Dr. Nelson Faria de Oliveira, que se dirigiu ao gabinete do Magistrado acompanhado pelo Diretor Artístico do IMB e Vice-diretor geral da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados-ENSIM, Juiz Marcelo Piragibe, e pelo Vice-presidente do Instituto de Direito Público e Privado do Brasil (IDPP), Dr. Plínio Lacerda Martins. O Secretário do Conselho Editorial do IMB, Desembargador Luciano Barreto, também participou do encontro.

 

Na oportunidade, conforme sugerido pelo Diretor Marcelo Piragibe e com a aprovação do Desembargador Peterson, foi alinhavado com o Dr. Nelson Faria a realização de convênio institucional entre o Instituto e a Comunidade de Juristas.


O Secretário da CJLP explicou que a Comunidade foi fundada em Portugal com o intuito de reunir juristas de todo o mundo, tendo como pré-requisito que os integrantes falem a língua portuguesa. A instituição realiza eventos culturais para debate sobre temas jurídicos diversos.


“Os problemas que afligem o mundo moderno, costumeiramente deságuam em nossos tribunais, mas o Mundo Jurídico, esse grande universo jurídico de juristas da língua portuguesa, deve trabalhar de forma preventiva, buscando soluções, organizando-se de forma a cumprir, além do seu dever constitucional na defesa do direito e da justiça, também na defesa intransigente no aperfeiçoamento Cultural, Profissional e Ético dos jovens que são os nossos sucessores neste mundo conturbado e em constante mutação”, afirma ele.

 

 


Também compareceram ao IMB para acompanhar a visita do Secretário da CJLP o 3º Tesoureiro do IMB e Secretário da ENSIM, Juiz Wladimir Hungria, e o Diretor de Relações com a Justiça do Trabalho do IMB, Desembargador Maurício Drummond.



Congresso no Tribunal da Relação do Porto

 

No próximo dia 13, a Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, junto ao Tribunal da Relação do Porto, promoverá o Congresso “Novas Formas de Governança Global / As Novas Tecnologias e o Direito / Democracia e Paz”. O evento acontecerá das 9h às 18h no Tribunal da Relação do Porto, em Portugal, com palestras de renomados juristas, inclusive brasileiros.


A Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa nasceu no dia 10 de dezembro de 2009, no 2º Congresso Internacional de Direito realizado em Lisboa. Além de enaltecer a Língua Portuguesa, tem como finalidade agregar juristas que falam português, independentemente da jurisdição onde exerçam a sua profissão, e alcançando todos os ordenamentos jurídicos. Possui membros em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Moçambique, Macau, Guiné-Bissau, Holanda, Estados Unidos.


O IMB firmou parceria com a CJLP e tornou-se apoiador institucional do Congresso, assim como o IDPP, que já é parceiro do IMB. As inscrições e mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo link na página da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa

topo