ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

O ECA Digital em Debate: Des. Nagib Slaibi Filho fará palestra de abertura
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 06/04/2026

O Diretor Geral da Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil (ENSIM) e Presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital da Emerj, Desembargador Nagib Slaibi Fiho, vai proferir nesta quarta-feira, dia 08/04, a palestra de abertura do evento “O ECA Digital em Debate”, que acontecerá das 10h às 13h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

 

O debate integra a 37ª Reunião do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital e terá transmissão via plataforma Zoom e tradução em Libras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Emerj.


O Auditório fica na Rua Dom Manuel nº 25, 1º andar, no Centro do Rio de Janeiro/RJ. Serão concedidas horas de estágio pela OABRJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj) aos serventuários que participarem do evento. A carga horária poderá ser atribuída automaticamente, sem necessidade de requisição por e-mail, nos termos do art. 1º, inciso IV, § único, art. 6º § 1º e art. 12, § 1º, inciso III, da Resolução nº 02/2020 do Conselho da Magistratura.
A Emerj informa que o ingresso em webinars pela plataforma Zoom é limitado. Desta forma, logo que a sala atinge sua capacidade máxima, há um bloqueio automático do sistema.


Caso o interessado queira adquirir o conhecimento disseminado, dispensados o certificado e/ou a comprovação de horas, pode acessar o Canal EMERJ EVENTOS no YouTube, através do link.  No YouTube, o conhecimento pode ser adquirido na íntegra e em tempo real.

Abertura:
Nagib Slaibi Fiho
Presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital da EMERJ
Desembargador aposentado do TJRJ
Doutor em Direito pela UGF

Painel 1: Proteção de Dados e ECA
Candida Diana Terra
Advogada
Presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ

Lúcia Maria Teixeira Ferreira
Procuradora de Justiça aposentada do MPRJ
Doutora em Direito Constitucional

Painel 2: Provas e ECA Digital
Walter Capanema
Membro do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital da EMERJ
Presidente da Comissão de Provas Digitais da OAB/RJ

Odilon Vasconcellos
Advogado
Vice-Presidente da Comissão de Provas Digitais da OAB/RJ

Painel 3: Desafios do ECA Digital
Letícia Kirchhoff Ribeiro
Defensora Pública na DPRJ
Coordenadora da Infância e Juventude na DPRJ

Filipe José Medon Affonso
Professor de Direito Civil na FGV Direito Rio
Doutor em Direito Civil pela UERJ

“Logística e Seguro – Desafios e Soluções para o Transporte de Cargas” (12/06)
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 27/03/2026
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá, no dia 12 de junho, o Simpósio “Logística e Seguro – Desafios e Soluções para o Transporte de Cargas”, reunindo Magistrados, Autoridades, Representantes do Ministério Público, Advogados e Especialistas do setor
Simpósio “Saúde Suplementar: Aspectos Jurídicos e Regulatórios”
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 07/04/2026
O papel do Poder Judiciário na regulação da saúde suplementar, Estatuto dos Direitos do Paciente (Projeto de Lei n° 2242/2022), análise da jurisprudência mais recente sobre contratos e cobertura em planos de saúde são alguns dos temas a serem debatidos no Simpósio “Saúd
Presidente do IMB compõe mesa de palestras da Emerj sobre Jurista José de Aguiar Dias
Fonte: Emerj / Fotos: Mariana Bianco
Data: 01/04/2026
Realizado pelo Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) nesta quarta-feira, dia 01/04, das 10h às 12h30, o “Ciclo de Palestras – Os Grandes Civilistas do TJRJ – Homenagem ao Jurista José de Aguiar Dias”,
Conexões IMB desta terça-feira (dia 07/04) debaterá desafios do Direito do Mar
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 06/04/2026
Nesta terça-feira, dia 07/04, às 16h (horário de Brasília), o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá Conexões IMB (Marítimo) – “Direito do Mar: desafios na década do oceano”, primeiro encontro virtual do novo projeto
Feliz Páscoa!
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 01/04/2026
A Páscoa é uma celebração cristã em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. É uma celebração que representa renovação, recomeço e esperança.
Presidente do TJRJ nomeia integrantes para núcleo de Recursos em Saúde Suplementar
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 27/03/2026
Através da Portaria nº 689/2026, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente do Tribunal de Justiça o Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Desembargador Ricardo Couto de Castro, decidiu nomear os integrantes do 2º Núcleo Digital em Se
Seminário no IAB sobre a atualização do Código Civil
Fonte: IAB / Foto: IAB
Data: 30/03/2026
Com o tema “Aspectos Gerais sobre o Projeto da Reforma do Código Civil”, acontecerá no Plenário Histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta terça-feira, dia 31/03, das 10h às 12h, o Seminário: Estudos sobre a Atualização do Código Civil.
Eventos da OAB/AP, ESA e UFF debateram sobre Direito Marítimo em Macapá
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 30/03/2026
Através de parceria acadêmica, a Comissão Especial de Direito Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá (OAB/AP), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e o Grupo de Pesquisa Celeridade Processual “Governança Processual na cadeia Marítimo-Portuária, Aduaneir
Jurista José de Aguiar Dias será homenageado nesta quarta (01/04) na Emerj
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 31/03/2026
Nesta quarta-feira, dia 01/04, das 10h às 12h30, será realizado o “Ciclo de Palestras – Os Grandes Civilistas do TJRJ – Homenagem ao Jurista José de Aguiar Dias”, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento híbrido terá transmissão via plataforma Zo
IMB lamenta o falecimento do Desembargador Valmir dos Santos Ribeiro
Fonte: Amaerj c/ TJRJ / Foto: IMB
Data: 31/03/2026
Com pesar, o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB informa o falecimento nesta segunda-feira, dia 30, do seu associado, Desembargador Valmir dos Santos Ribeiro, aos 82 anos.
topo