ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Fundador do IMB, Des. Luiz de Souza Gouvêa, cria aplicativo que facilita os trâmites antes das sentenças judiciais
Fonte: Adriana Ayres Asses. / Foto: Divulgação
Data: 11/09/2023

O Desembargador Luiz de Souza Gouvêa, um dos fundadores do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, criou um aplicativo pioneiro capaz de agilizar os trâmites antecedentes das sentenças judiciárias, permitir o acesso em qualquer hora e de qualquer lugar e ao mesmo tempo, resultar em economia de tempo e gastos para os advogados e seus clientes e ainda fazer acordos para resolver as questões fora do ambiente da Justiça. O JUSJOBS vai trazer tudo isso de forma eletrônica, simples, evitar deslocamentos do advogado e do cliente, por um custo extremamente acessível. A ferramenta eletrônica foi desenvolvida pelo Instituto Luiz Gouvêa.

 

O Judiciário brasileiro atingiu um marco em número de novos casos em 2022: foram 31,5 milhões de novas demandas chegando à Justiça – 10% a mais que no ano anterior. O dado é da 20ª edição do relatório Justiça em Números, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Ao todo, a Justiça terminou o ano de 2022 com um estoque de 81,4 milhões de processos em tramitação. Cerca de 22% desse total eram de processos que estavam suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório.



JUSJOBS



No atendimento, via aplicativo JUSJOBS, os advogados das partes estabelecem uma agenda própria de trabalho e convencionam praticar todos os atos processuais antecedentes de uma sentença judicial (artigos 190/191, do CPC), tais como inicial, contestação, réplica e provas. Uma vez completo, esse acervo documental será distribuído ao Juízo Competente, para a sentença final. Além de auxiliar os advogados e seus clientes, o JusJobs trará ainda uma contribuição aos Juízes – que ganharão tempo para se dedicar ao exame das causas mais complexas.


As partes poderão ainda acessar o histórico das movimentações, consultar todos os documentos juntados e outros detalhes do processo. Tudo será feito nos estritos termos das leis vigentes no país, a curtíssimo prazo, de forma simples, com custos reduzidos e absoluta segurança jurídica.


Nesta fase inaugural, a plataforma digital está voltada, inicialmente, a causas cíveis que versem sobre direitos disponíveis (a respeito dos quais são permitidos acordos convencionáveis livremente pelos interessados). Mais à frente a plataforma poderá ser utilizada na resolução de outras demandas, tais como inventários, partilhas, divórcios, pensões alimentares e demais causas, inclusive as de interesse da União, Estados e Municípios, suas autarquias, empresas públicas e fundações.


Caso haja alguma movimentação no processo (Negócio Jurídico Processual), os advogados receberão uma notificação no celular. Da mesma forma, o cliente será notificado, assim que seu processo estiver em andamento e a partir daí poderá acompanhar e acessar as informações.


Há ainda a possibilidade de acordo, se as partes desejarem. Os advogados são estimulados a fazer acordo, capaz de pôr fim ao processo, antes que ele seja apresentado ao Magistrado. Os advogados apresentam o referido acervo procedimental e pedem ao Juiz ou ao Tribunal a prolação da sentença final, mas tudo conversado e estabelecido entre os advogados, tudo via aplicativo.


Dependendo da causa, os processos podem ser resolvidos em até três a seis meses, procedimentos que levariam em média cinco anos ou mais para se chegar a uma sentença final. Outra inovação do aplicativo é a possibilidade do acordo final. Agora, o cliente não precisa mais ir até o Juiz para dizer se aceita ou não a proposta. Pelo aplicativo, através do advogado, tudo será resolvido e acordado, o contratante pode falar se aceita a proposta final, informando os valores da ação, autorizando o fim do procedimento.


De acordo com o Advogado Luiz Gouvêa, idealizador da ferramenta, processos que antes levavam cerca de dois a três anos, podem correr com muito mais agilidade, via aplicativo, auxiliando também a redução de processos no Judiciário. O advogado destaca a relevância da nova solução tecnológica e sua contribuição para os advogados e para o Judiciário, em geral.


A ferramenta, lançada pelo Instituto Luiz Gouvêa, Análises Jurídicas, está disponível e permite que os advogados deem entrada em toda a documentação usando o celular ou o computador. O aplicativo pode ser usado em todo Brasil e está disponível na internet.

 

Sobre o Instituto Luiz Gouvêa

 

Luiz Gouvêa é Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ex Professor de Processo Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Presidente do Instituto Luiz Gouvêa e Advogado atuante nos auditórios brasileiros.


Hoje, por meio da startup pioneira, de iniciativa do Instituto que leva o seu nome, o visionário jurista se dedica a colaborar para que a Justiça possa alcançar soluções mais céleres, econômicas e efetivas.


Alarmado com dados oficiais do CNJ de 2022, com a existência de mais de 80 milhões de processos pendentes de julgamento no Brasil, Luiz Gouvêa decidiu colaborar com a Magistratura nacional, no sentido de amenizar a sobrecarga de trabalho de Juízes e tribunais, para vigor do preceito constitucional de duração do processo em tempo razoável.

Notícias

IMB assina com Kincaid Mendes Vianna Advogados convênio de apoio para 1º Simpósio “Direito Marítimo”

Webinar IMB de hoje (28/09) será sobre o Terceiro Informante na Recuperação de Ativos Públicos

1º Simpósio “Direito Marítimo”: Convênios com Salomão, Kaiuca, Abrahão, Raposo e Cotta Advogados e Sogamax Distribuidora

Presidente do IMB participará da abertura do 2º Seminário Inter-Religioso “Saúde e Espiritualidade”

STF indica a Juíza Renata Gil, Diretora Institucional do IMB, para vaga de Conselheira do CNJ

IMB tem apoiadores de vários estados para o 1º Simpósio “Direito Marítimo – Regulação, Informação, Estudo”

“O Terceiro Informante na Recuperação de Ativos Públicos: O Papel do Whistleblower na Improbidade Administrativa”

Presidente do TJRO enaltece papel da imprensa para fortalecimento da democracia em lançamento de prêmio

Webinar IMB/OABRJ de hoje (26/09): “Grafoscopia para Quesitação pelo Advogado (a)”

Título de Cidadão Niteroiense: Desembargador Victor Marcelo Aranha e Dr. Ronald Eucario Villela são homenageados

Webinar IMB/OABRJ “Grafoscopia para Quesitação pelo Advogado (a)”

Judiciário, Executivo e Legislativo em Roda de Conversa pela Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Novo vídeo de Webinar IMB no YouTube: “História da Iconografia da Justiça Através dos Tempos”

1º Simpósio “Direito Marítimo”: IMB assina Convênio de Apoio Cultural com EXM Partners e Combitrans Amazônia

Webinar IMB de hoje (21/09): “Consensualidade na Administração Pública”


[Ver + notícias]
topo