ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro visita o IMB e o Museu da Justiça e é recebido por Diretores do Instituto
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 28/05/2024


O Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Ángel Vásquez Diaz de Tuesta, visitou nesta segunda-feira, dia 27, a sede do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, e também o Museu da Justiça. Antes, foi recebido pela Vice-presidente do IMB, Desembargadora Regina Lucia Passos, em almoço no Restaurante do Senac, no Centro, e em visita de cortesia ao gabinete da Magistrada, numa das lâminas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

A visita iniciou com o almoço, acompanhado também pelo marido da Desembargadora, o Procurador de Justiça Carlos Cícero Duarte, pelo Sócio Benemérito do IMB, Dr. Genilton Castilho, pelo assessor da Magistrada, Dr. Nicolas Loukides, e pelo Servidor da Justiça aposentado, Dr. Luiz Carlos Brugger Cavalcante.

 

 


Ainda no restaurante, estiveram presentes a Vice-presidente do Grupo de Estudos sobre Igualdade Racial e Membro do Conselho Editorial do IMB, Desembargadora Ivone Ferreira Caetano, e o marido, Dr. Maurício Caetano.

 

 


O Cônsul visitou o gabinete da Desembargadora Regina Passos, de onde seguiram para o Museu da Justiça, onde já eram aguardados pelo administrador do IMB André Maia e pela equipe de arte-educadoras Lívia Prado, Izadora Alves e Gleyce Kelly, que guiaram a visita contando a história do local, que já tinha sido o Tribunal da Relação.

 

 

 

 

 


O Diretor de Integração Judiciária do IMB, Juiz Edmundo Franca de Oliveira, também acompanhou a chegada do visitante ao Museu.

 

 


No 1º Tribunal do Júri, com a sua experiência, a Magistrada teceu comentários sobre o funcionamento de um julgamento.

 


Entre outros espaços históricos, visitaram ainda a Biblioteca e o Tribunal Pleno, localizados no 3º andar do Museu da Justiça.

 

 


Ao término da visita guiada, o Cônsul da Espanha dirigiu-se para a sede do Instituto, onde foi recebido pelo Presidente do Conselho Editorial do IMB, Desembargador Fábio Dutra, e pelo Diretor Artístico do IMB e Vice-diretor Geral da Escola Nacional Superior do IMB (ENSIM), Juiz Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães. Acompanharam Dr. Genilton Castilho e Dr. Carlos Brugger.

 

Entrevista com o Cônsul

 

 

O Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Ángel Vásquez Diaz de Tuesta, que há dois anos está no Rio de Janeiro, agradeceu a oportunidade e elogiou bastante o encontro, a preservação da história da Justiça no Museu e o trabalho jurídico-cultural desenvolvido pelo IMB. Ele concede uma pequena entrevista, como segue:

 

IMB – De que forma um brasileiro pode obter a cidadania espanhola?
Cônsul Ángel Vásquez – A nacionalidade espanhola pode ser adquirida por residência. Segundo o artigo 22 do Código Civil, o período de residência será de dois anos no caso dos cidadãos brasileiros e de outros países latino-americanos. Assim mesmo, segundo a Lei da Memória Democrática, aprovada em 2022, os brasileiros com avô/avó ou pai/mãe de nacionalidade espanhola e nascidos na Espanha podem optar pela nacionalidade espanhola.

 

IMB – O que achou da visita ao Museu da Justiça?
Cônsul Ángel Vásquez – A visita ao Palácio da Justiça foi muito interessante e me permitiu apreciar a rica tradição jurídica do sistema judiciário brasileiro refletida nas numerosas obras artísticas do Palácio, algumas das quais fazem referência aos antecedentes jurídicos espanhóis, como pude observar em vários painéis da grande sala do Tribunal onde estão referenciados o “Fuero Juzgo” visigodo e as “Siete Partidas” do Corpo normativo redigido na época do Rei Alfonso X de Castela.

 

IMB – Como definiria o seu contato com os Diretores do Instituto?
Cônsul Ángel Vásquez – O contato com os responsáveis do IMB foi muito interessante e permitiu apreciar a diversidade de interesses que os Magistrados cultivam nessa instituição, que abrange as diferentes tradições jurídicas do Brasil. Esse foro contribui a manter viva as discussões doutrinais e a troca de ideias entre seus membros que, ao mesmo tempo, se inspiram nos valores que são compartilhados pela sociedade brasileira.


IMB – Gostaria de deixar uma mensagem aos Magistrados brasileiros?
Cônsul Ángel Vásquez – Minha mensagem como cidadão, que acredita no valor da justiça e na importância da estrita separação de poderes, seria que os Magistrados brasileiros continuassem a ser referência da proteção e promoção dos valores essenciais e das liberdades da pessoa refletidos no texto constitucional no qual se apoia a democracia brasileira.

Evento IMB/OABRJ: estudantes de Direito da Univértix participam de visita guiada ao Museu da Justiça
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 28/05/2024
Em evento programado pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio de Janeiro (OABRJ), cerca de 50 estudantes de Direito da Universidade de Três Rios (Univértix) visitaram nesta segunda-feira, dia 27, o Museu da Justiça do R
“Trilha da Memória: uma Jornada pela Pequena África” oferece caminhada por área histórica no Centro do Rio
Fonte: IMB / Fotos: Divulgação
Data: 27/05/2024
No último sábado, dia 25, foi realizada a “Trilha da Memória: uma Jornada pela Pequena África”, no Centro do Rio, evento organizado pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens) de
IMB lamenta o falecimento do seu Associado Desembargador João Carlos Pestana de Aguiar Silva
Fonte: TJRJ e Emerj / Foto: Emerj
Data: 27/05/2024
Com pesar o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB informa sobre o falecimento neste final de semana do seu Associado, Desembargador João Carlos Pestana de Aguiar Silva, aos 89 anos.
Inscrições abertas para Webinar IMB/OABRJ “Planejamento Previdenciário”
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 23/05/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá na próxima quarta-feira, dia 29, às 17h, webinar “Planejamento Previdenciário”, pela plataforma Zoom. O evento é realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio de Janeiro (OABRJ). As inscrições est
Mais de R$152 milhões do Judiciário em auxílio emergencial ao Rio Grande do Sul
Fonte: TJRS / Foto: TJRS
Data: 23/05/2024
A mobilização do Poder Judiciário em auxílio ao Estado do Rio Grande do Sul já ultrapassou os R$152,2 milhões, em atualização desta quarta-feira, dia 22. Os valores são provenientes de verbas pecuniárias repassadas por tribunais de todo o País, que se somam à destinação
Presidente da Comai (TJRJ) realiza reunião com representantes de entidades sobre mudanças nos planos de saúde
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 22/05/2024
A 2ª Vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) do TJRJ, Desembargadora Regina Lucia Passos, realizou nesta terça-feira, dia 21, mais uma reunião para tentar viabilizar uma solução
Desembargador Federal André Fontes apresenta Defesa de Tese em Seminário da Emerj
Fonte: IMB / Fotos: Divulgação
Data: 22/05/2024
O Diretor Internacional do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador André Ricardo Cruz Fontes, apresentou nesta segunda-feira, dia 20, a Defesa de Tese do Doutorado em Direito no Programa de Pós Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN) da Un
IMB concede Medalha do Mérito Cultural da Magistratura Brasileira ao Diretor de Relações Institucionais da Iurd
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 21/05/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB homenageou com a Medalha do Mérito Cultural da Magistratura Brasileira nesta segunda-feira, dia 20, o Diretor de Relações Institucionais da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Bispo Vitor Paulo Araújo dos Santos. O Preside
Novo vídeo no YouTube: Webinar IMB “A Administração Pública Contrafactual”
Fonte: IMB / Foto: Conceição Sá
Data: 22/05/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB disponibilizou nesta segunda-feira, dia 20, em seu canal do YouTube o vídeo de Webinar IMB “A Administração Pública Contrafactual”, que aconteceu no dia 21 de março, pela plataforma Zoom.
É HOJE (23/05)!!!! Webinar IMB: “O Exercício Regular do Poder Discricionário”
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 23/05/2024
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá nesta quinta-feira, dia 23, às 17h, webinar “O Exercício Regular do Poder Discricionário”, pela plataforma Zoom. Ainda é possível se inscrever. Participe!
topo