ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Instituto dos Magistrados do Brasil completa 44 anos de fundação nesta quarta-feira (15/03)
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 15/03/2023

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB chega aos 44 anos de existência nesta quarta-feira, dia 15. Foi fundado por um grupo de Juízes da 1ª Instância do Rio de Janeiro e tornou-se um fórum de debates e de cultura abrangendo a participação democrática de toda a Magistratura em conjunto com integrantes do mundo jurídico.

 

O núcleo inicial do IMB contou com a participação dos Magistrados Alberto Craveiro de Almeida, Antônio de Oliveira Tavares Paes, Eduardo Mayr, Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento e Luiz de Souza Gouvêa. Os fundadores pretendiam que o Instituto pudesse atuar como um “fórum de debates e de cultura, pugnando por manter inalterável o prestígio do Poder Judiciário, a autoridade de seus Membros e difundir o amor e respeito à Justiça e ao Direito”.


Com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento de seus associados, durante todos esses anos, o Instituto promoveu inúmeros encontros culturais, congressos, seminários, debates e cursos com temas jurídicos, participou do lançamento de diversas publicações. Instituiu concursos e prêmios, organizou intercâmbios internacionais, exposições, como a Feira Literária da Magistratura (Flimag), entre outros.


O IMB edita a Revista In Verbis, veículo oficial de comunicação do Instituto, distribuído nacionalmente para os Magistrados e entidades culturais. Aderiu aos eventos virtuais e atualmente realiza webinars sobre os mais variados temas jurídicos, com palestras de especialistas e participantes de todo o mundo.


Com sede no Rio de Janeiro, está presente em todos os estados brasileiros, através do Vice-presidentes nas Seções Estaduais, que ajudam a disseminar a cultura jurídica por todos os recantos do país. Funciona no prédio do Museu da Justiça do Rio de Janeiro, localizado na Rua Dom Manuel nº 29, gr. 113, Centro/RJ.


Palavra do Presidente

 

“Tive o primeiro contato com o Instituto dos Magistrados do Brasil ainda na década de 90, após ingressar na Magistratura fluminense, em 1992. A partir de então, além das amizades que travei ao longo da carreira, a instituição também me proporcionou, durante os eventos culturais que promovia, a aproximação com colegas que já nela militavam, seja como diretores ou associados. Até que surgiu o convite para a candidatura como presidente do Instituto, cargo para o qual fui eleito e assumi em 09 de maio de 2022.


Poder me dirigir aos Magistrados de todas as regiões brasileiras por ocasião dos 44 anos de fundação do IMB, antes de missão do cargo, significa uma imensa alegria, pois falo de um centro de cultura jurídica idealizado por Magistrados abnegados e visionários, que bem sabiam sobre a importância da disseminação do conhecimento para o mundo jurídico e da atualização da Magistratura brasileira diante da evolução do Direito, ciência humana que nunca será estática.

 

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto dos Magistrados do Brasil tem representação em todos os Estados da Federação, através dos Vice-presidentes Estaduais, que ligam a Diretoria aos Associados e aproximam todos os integrantes do Judiciário nacional aos nossos ideais de difusão da cultura jurídica e debate dos temas ligados a todas as àreas do Direito.


Na modernidade que o Judiciário alcançou recentemente, com os processos eletrônicos e a virtualização de determinados procedimentos judiciais, manter os Magistrados bem informados e atualizados tornou-se imprescindível para uma prestação jurisidicional eficiente.


Em seu 44º aniversário, o IMB vem cumprindo essa função, ao promover palestras, simpósios, seminários, publicações e lançamentos de livros, e, mais recentemente webinars através de plataformas digitais, possibilitando a participação e integração de Magistrados de qualquer parte do mundo. Na verdade, os participantes provêm de todas as áreas do Direito, sejam Advogados, Membros do Ministério Público, Professores ou Estudantes. Esse encontro de especialistas, pesquisadores, estudiosos é que nos coloca em rota direta ao aperfeiçoamento profissional e com maior capacidade de produzir e distribuir Justiça.


Imbuído desse espírito festivo, convido a todos a comemorarem conosco essa data – 15 de março – e participarem de nossas atividades culturais, quando temos a oportunidade do debate, das novas ideias e da informação. Aos colegas Magistrados que ainda não compõem o nosso quadro associativo, proponho que se associem e venham se somar à nossa missão de construir uma cultura jurídica mais humanitária e unificada.”

Desembargador Peterson Barroso Simão – Presidente do IMB

topo