ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

TRE-RJ homenageará 28 personalidades pela contribuição à Justiça Eleitoral
Fonte: TRE-RJ / Foto: TRE-RJ
Data: 09/03/2023

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizará nesta sexta-feira, dia 10, às 16h, cerimônia em homenagem a 28 autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral, à cultura jurídica eleitoral e à democracia. Na ocasião será inaugurado o Grande Hall do Palácio da Democracia, futura sede do TRE-RJ, na Rua da Alfândega 42, no Centro.

 

O Presidente da Corte Eleitoral fluminense, Desembargador Elton Leme, conduzirá a solenidade de entrega de medalhas honoríficas, que são de dois tipos: a Medalha do Mérito Eleitoral e a Medalha Comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral. As comendas são destinadas a prestigiar pessoas que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral, à cultura jurídica eleitoral e à democracia.


Estão entre os condecorados autoridades do Judiciário, como o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Rosa Weber, e a Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Maria Thereza Moura.


Já confirmaram presença o Ministro Alexandre de Moraes, o Governador do estado, Cláudio Castro, e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre outras autoridades.
A solenidade será a primeira atividade pública realizada na futura sede do TRE-RJ, que passa por obras estruturais e de restauração. O edifício histórico, concluído em 1926, para ser sede do Banco Alemão Transatlântico, tem tombamento definitivo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 2001.


O edifício histórico, concluído em 1926, para ser sede do Banco Alemão Transatlântico, tem tombamento definitivo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 2001. O prédio passa por obras estruturais e de restauração, para abrigar as futuras instalações do Tribunal.

 

Agraciados

 

Para receber Medalha do Mérito Eleitoral, também confirmaram a presença o Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves (STJ/TSE), os Ministros João Otávio de Noronha (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins (STJ), Raul Araújo Filho (STJ/TSE), Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), Maria Claudia Bucchianeri (TSE), o General de Exército André Luis Novaes Miranda, a Desembargadora eleitoral Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto (TRE-RJ), o Presidente do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), Telson Luis Cavalcante Ferreira, o Secretário Estadual da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione, e a Secretária-geral da Presidência do TRE-RJ, Mariana Figueiredo Corrêa. O Ministro do TSE Carlos Batisde Horbach receberá a medalha concedida em 2021.


Entre os condecorados com a Medalha Comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral estarão presentes o Vice-presidente do TSE, Ministro Ricardo Lewandowski, o Corregedor nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão (STJ/CNJ), o Diretor-geral da Enfam, Ministro Mauro Luiz Campbell Marques (STJ), o Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, e o Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira (TJRJ). Pedro Boente receberá a medalha representando o pai, ex-presidente do TRE-RJ, Desembargador Antônio Jayme Boente (in memoriam).


Na lista dos agraciados constam o Vice-presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, os Ministros do STJ Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin e Maria Isabel Diniz Galloti e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa.

topo