ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Associado do IMB, Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, torna-se Patrono de Honra da Abami
Fonte: IMB / Fotos: ABAMI
Data: 18/11/2022

O Associado do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, tomou posse nesta quinta-feira, dia 17, como Patrono de Honra da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), parceira institucional do IMB. A cerimônia foi marcada por muita emoção, pois a Presidente da Abami, Dra. Alessandra Avila, lembrou em seu discurso do saudoso Desembargador Sylvio Capanema de Souza, Patrono e Fundador da entidade, ressaltando que o Magistrado estará eternizado nos corações de todos e o Desembargador Marco Aurélio recebeu o título por estar sempre presente nos eventos da Associação.

A execução do hino nacional pelo violinista Gabriel foi um dos momentos marcantes do evento, que reuniu a Diretoria da Abami, vários associados e amigos. Na abertura foi exibido um vídeo da última participação do Desembargador Capanema no 16º Encontro Nacional de Advogados do Mercado Imobiliário (ENAI), realizado em 2019, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


A Dra. Alessandra iniciou a homenagem ao Patrono de Honra, citando parte do discurso do Desembargador Capanema apresentado na tela, onde ele dizia que queria transmitir as bandeiras do amor ao Direito, do respeito à Justiça e da solidariedade social, “abraçadas com empenho por nós nesta gestão”. Ela também afirmou: “Decidimos tornar o Desembargador Marco Aurélio nosso Patrono de Honra, não para substituir o Dr. Capanema, mas pela necessidade que percebemos de ter alguém que pudesse ocupar o título com sua presença, uma personalidade que poderemos chamar carinhosamente de Padrinho da ABAMI.”

 

 

A Presidente da ABAMI, Dra. Alessandra Avila, e o seu Vice, Dr. Daniel Martins, entregaram a placa de homenagem ao Desembargador Marco Aurelio


Associado da Abami com participação ativa nos eventos como palestras, cursos, seminários, o Magistrado possui o título de Sócio Benemérito da Associação. “Sua contribuição graciosa em inúmeros eventos abamianos é realmente imensurável”, destacou a Presidente da Abami, que comentou também ser paulista como ele.

 

Emocionado, o Desembargador Marco Aurélio agradeceu pelo título e também fez menção ao Desembargador Sylvio Capanema de Souza. Em seguida, foi oferecido um coquetel reunindo todos os presentes numa alegre confraternização.

 

O hino nacional executado ao violino foi um dos destaques da cerimônia

 

Perfil do homenageado

 

Nascido em 25 de novembro de1968 em São Paulo, Marco Aurélio Bezerra de Melo formou-se em 1993 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.


Suas atividades na vida acadêmica: Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Professor titular de Direito Civil do IBMEC-RJ. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, sentido estrito, da Universidade Estácio de Sá, na área de concentração Direitos Fundamentos e Novos Direitos (Capes 5).


É Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Pesquisador vinculado ao CNPQ na área de titularidades e direitos fundamentais. Na EMERJ, é Professor Emérito, Membro do Conselho Consultivo, Coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre Ambiente e Moradia (Nupeamia) e do Curso de Preparação na Área de Contratos e presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Sylvio Capanema de Souza.


Tomou posse, no dia 23 de junho de 2008, no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, oriundo do Quinto Constitucional da OAB/RJ, o que é motivo de orgulho para todos nós, Advogados. Antes, atuou como Advogado durante 16 anos e foi Defensor Público de 1994 a 2008.


Desembargador com assento na 16ª Câmara Cível do TJRJ, futura 5ª Câmara de Direito Público, é candidato ao cargo de Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), para a nova administração da Corte no biênio 2023/2024.

topo