ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IMB presente na palestra “Teoria dos Conflitos” no Cube Militar do Rio de Janeiro
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 29/09/2022

O Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, representando o Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, e o Vice-presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito do IMB, Juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato, compareceram nesta quinta-feira, dia 29, à palestra “Teoria dos Conflitos”, proferida pelo Gen. Bda. Márcio Tadeu Bettega Bergo, no Auditório Senna Madureira (Clube Militar do Centro). O evento foi realizado pelo Clube Militar e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), com apoio institucional do IMB e de forma híbrida com transmissão pela plataforma Zoom.


O palestrante, que é Presidente do IGHMB e 2º Vice-presidente do Clube Militar, apresentou slides com a classificação de guerras e os respectivos armamentos utilizados. Falou sobre outras situações indefinidas, classificadas como “5ª Geração”, e ainda sobre guerras transmilitares e guerras não militares. Também abordou novas classificações de guerra e as guerras do futuro utilizando tecnologia de informação e inteligência artificial. Os objetivos das guerras, a classificação de conflitos, os custos e as conseqüências foram comentados pelo palestrante. Segundo o General Bergo, as guerras, em geral, originam-se de crises, mas nem toda crise gera guerra.

 

                   


Ao final, o Desembargador Esteves Torres pediu a palavra e lembrou que só há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. “E os senhores não perderam essa oportunidade de estar num evento histórico. O General Bergo pertence a uma das instituições mais importantes que há. E tão importante que o Instituto dos Magistrados do Brasil veio através do seu Presidente do Grupo de Estudos sobre Estudo do Direito do IMB e o seu Vice-presidente”, completou o Magistrado.

 

 


Antes da entrega do diploma ao palestrante, o Presidente do Clube Militar, General Sérgio Tavares Carneiro elogiou a palestra e afirmou ser amigo pessoal do General Bergo e por isso “suspeitíssimo para falar”, disse em tom de simpatia. A leitura do documento assinado pelo Presidente sobre a ocasião foi feita pelo Diretor de Comunicação do Clube, Coronel Ivan Cosme.

 

              

 

 

 

topo