ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Vice-presidente Estadual do IMB em Santa Catarina dá entrevista sobre criação da urna eletrônica
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 29/07/2022

O Vice-presidente Estadual do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB em Santa Catarina, Desembargador Carlos Prudêncio, foi entrevistado nesta quinta-feira, dia 28, pela revista Veja sobre a repercussão a respeito das recentes declarações sobre a segurança do voto eletrônico. Sendo ele o criador da urna eletrônica – inclusive já fez palestra em live do IMB onde defendeu a segurança do voto eletrônico –, declarou: “Sinto-me muito orgulhoso em ser defendido de forma pública e espontânea pelos diversos setores brasileiros. É muito importante que as entidades e as pessoas defendam a votação eletrônica e a democracia, como se tem visto até hoje”.

 

Na entrevista, o Desembargador Carlos Prudêncio destacou que, no Brasil, há 33 anos a urna eletrônica é utilizada para as eleições e está validada como instrumento seguro e eficaz. No final dos anos 80, o Magistrado pensou num equipamento para fazer a apuração dos votos com maior celeridade e segurança.


Havia, ainda a preocupação com as fraudes e com a forma em que eram contados os votos, por pessoas e não máquinas. Assim surgiu a urna eletrônica.


A entrevista pode se acessada na página da revista: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/sinto-me-orgulhoso-diz-criador-da-urna-sobre-defesa-ao-voto-eletronico/.

 


A live do IMB “Voto Eletrônico Auditável”, realizada no dia 13 de agosto de 2021, em que foram palestrantes os Desembargadores Carlos Prudêncio e André Fontes, pode ser assistida no canal do IMB no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=x_es3ElBx9g

topo