ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Emerj realizará oficina de literatura sobre “Literatura Distópica” para Magistrados, Servidores e Alunos da Escola
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 21/06/2022

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj fará a 1ª Oficina de Literatura Distópica, que ocorrerá nos dias 23 e 30 de junho e 07 e 21 de julho, das 10h às 12h. As aulas serão presenciais e acontecerão na sede da Emerj (Rua Dom Manuel nº 25, 3º andar, sala 307, Centro). O evento cultural tem como público alvo Magistrados, Servidores e Alunos da Emerj.

 

Os temas a serem tratados nos quatro dias de encontros serão as obras “Um conceito, um exemplo: 1984”, “O conto da Aia”, “Fahrenheit 451” e “Zero”.


O professor Élvio Cotrim, mestre em Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será o expositor das aulas. Ele é pesquisador em Língua e Literatura Francesa, com ênfase em poesia moderna e contemporânea. Também é coautor dos livros: Uma vida com Shakespeare: Estudos shakespearianos em homenagem à Marlene Soares dos Santos e Queerizando as literaturas de língua portuguesa.

 

Literatura distópica

 

A distopia é um conceito filosófico que retrata, na literatura, uma sociedade construída no sentido oposto ao do estado ideal.


A literatura distópica também pode representar um regime utópico que desvia da teoria na prática, pois as comunidades regidas pela distopia, normalmente, apresentam governos totalitários e ditatoriais que agem através de regras instituídas em nome do bem-estar coletivo.

 

Inscrições

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento.


Para fazer parte do workshop é necessário manifestar interesse através do e-mail emerj.asfoc@tjrj.jus.br O período de inscrição vai até esta quarta-feira, dia 22.

topo