ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IMB lamenta o falecimento do jurista Geraldo Beire Simões, um dos criadores da nova Lei do Inquilinato
Fonte: IMB / Foto: IMB
Data: 06/06/2022

Com pesar o Instituto dos magistrados do Brasil-IMB comunica o falecimento do Dr. Geraldo Beire Simões, na última sexta-feira, dia 3. Especialista em Direito Imobiliário, o jurista Geraldo Beire Simões elaborou, juntamente com Desembargador Sylvio Capanema de Souza, o anteprojeto para a nova Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91).

 

Procurador aposentado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu diversas funções de relevo, Dr. Geraldo Beire Simões foi, também junto ao Desembargador Capanema, Sócio Fundador e Benemérito da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), parceira institucional do IMB.


Expositor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), palestrante de inúmeros seminários, convenções e encontros promovidos pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), da qual foi seu Vice-Presidente, Sindicato de Habitação (Secovi Rio), Federação Nacional das Administradoras de Imóveis (Fenadi) e diversas outras entidades de vários Estados da Federação.


Foi coautor, em 1989, por encomenda da Fenadi, do anteprojeto que deu origem à Nova Lei do Inquilinato, juntamente com outros dois doutrinadores desse segmento, o Desembargador Sylvio Capanema de Souza e o advogado Pedro Barbosa Cantisano.


Foi Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ).


Consta ainda em seu currículo: autor do livro Questões Controvertidas de Condomínio e Locações, prefaciado pelo Desembargador Capanema; Professor de Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá (RJ).


Como advogado militante por mais de 40 anos, atuava nos segmentos da Logística Imobiliária em Locações e Compra e Venda de Imóveis, em Consultoria Condominial, além do intenso contencioso judicial.


Em Direito Imobiliário propriamente dito desenvolveu propositura ou defesas em feitos judiciais, tais como: ações de despejo, revisionais, consignatórias e renovatórias; direito de vizinhança, condomínio edilício, manutenção e reintegração de posse e interdito proibitório, usucapião e outras ações possessórias; execuções; embargos à execução, de devedor e de terceiros; medidas cautelares em geral; inventários.


Em 2017, Dr. Geraldo Beire foi entrevistado pelo IMB sobre a Lei do Inquilinato e as alterações do Novo Código de Processo Civil. Segue link de entrevista, que está acessível no canal do IMB no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LfD0y-kA-BI 

topo