ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Dois representantes da Justiça Federal tomaram posse no Conselho Nacional de Justiça
Fonte: Agência CNJ de Notícias / Foto: Rômulo S
Data: 03/01/2022

Dois nomes indicados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomaram posse, na última terça-feira, dia 28, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi presidida pelo Presidente do CNJ e Associado do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Ministro Luiz Fux, a partir da sede do órgão, em Brasília. O Secretário-geral do CNJ, Juiz Valter Shuenquener, fez a leitura do termo de posse da Desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene e do Juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas.

 

A Desembargadora Salise Sanchotene ingressou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1993. Em 2011, foi vencedora do Prêmio Innovare com boa prática de empregabilidade para deficientes visuais. Ela é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS, com especialização em Direito Penal pela Universidade de Brasília e Doutorado em Direito Público e Filosofia Jurídica pela Universidad Autónoma de Madrid.


O Juiz federal Marcio Luiz Freitas atua na 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), onde ingressou como Magistrado em 2001. Ele é Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas e Doutorando em Direito na Universidade de Brasília.


O Presidente do STJ, Ministro Humberto Martins, relembrou alguns trabalhos desenvolvidos pelos dois Magistrados e destacou a gestão harmônica e eficiente do Ministro Luiz Fux à frente do CNJ, com a qual os dois representantes da Justiça Federal poderão contribuir. “Esta gestão está preocupada com a igualdade, a fraternidade, os direitos humanos, com o acesso à Justiça e a cidadania brasileira, com muita simplicidade e prudência.”


O Ministro Martins destacou ainda as responsabilidades do cargo de Conselheiro do CNJ, onde atuou como Corregedor nacional de Justiça entre 2018 e 2020. “Esse cargo gera em nós um compromisso em relação ao nosso dever e haveremos de ser gratos e leais por esse compromisso assumido hoje perante o Plenário e a sociedade brasileira, de distribuir justiça, com sensibilidade, humildade e sabedoria e amor, dando a cada cidadão o que lhe é devido.”

 

Composição atual

 

Os decretos presidenciais que oficializaram os nomes dos dois novos Conselheiros do CNJ foram publicados na segunda-feira (27/12). Com a posse, o CNJ passa a contar com 12 Conselheiros, depois de receber, em 14 de dezembro, outros três novos membros: o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Melo, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Mauro Pereira Martins (Associado do IMB) e o Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Richard Pae Kim.


Permanecem vagas as cadeiras destinadas a dois representantes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma vaga para o Ministério Público estadual. A primeira sessão plenária do CNJ em 2022 – 344ª Sessão Ordinária – está marcada para o dia 8 de fevereiro.

Notícias

2ª Vice-presidente do IMB, Desembargadora Regina Lúcia Passos, ministra palestra sobre planos de saúde na Emerj

Diretor do IMB, Dr. Ricardo Alberto Pereira foi promovido e empossado no cargo de Desembargador do TJRJ

IMB realizará “Magistratura e Gestão Judiciária” em auditório da Emerj

Inscrições abertas para Seminário IMB “200 Anos da História do Júri no Brasil”

Novo vídeo de Webinar do IMB no YouTube: “O Brasil na defesa do Ocidente: da Segunda Guerra Mundial à atualidade”

Presidente do IMB, Desembargador Peterson Barroso Simão, grava vídeo para revista Justiça & Cidadania

Webinar IMB/OABRJ: Tramitação de Precatórios no TJRJ e no TCE-RJ

Magistratura e Gestão Judiciária: IMB reúne autor da obra e Magistrados do TJRJ para debate sobre o tema

Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça comemora 20 anos com canto e homenagens

Democracia é saudada no lançamento do 11º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli

Vice-presidente do IDPP visita IMB e apresenta proposta de parceria para realização de evento cultural

Webinar do IMB “Conflitos Externos”, 2º encontro do Ciclo de Palestras “Guerras ao Longo da História do Brasil”

Vice-presidente Estadual do IMB em Santa Catarina dá entrevista sobre criação da urna eletrônica

Webinar do IMB sobre o Brasil na defesa do Ocidente teve público bastante interessado no tema enviando perguntas ao palestrante

Seminário IMB “200 anos da História do Júri no Brasil” acontecerá em agosto


[Ver + notícias]
topo