ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IMB prestará homenagem póstuma ao Desembargador Sylvio Capanema de Souza
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 04/11/2021

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB realizará na próxima terça-feira, dia 9, às 17h, homenagem póstuma ao Desembargador Sylvio Capanema de Souza, que ocupava o cargo de Diretor Cultural da entidade – e assim o foi durante muitas gestões no IMB – quando faleceu por Covid-19 em junho de 2020. O evento virtual será transmitido pela plataforma Zoom e as inscrições para participar devem ser efetuadas pelo link: https://www.imb.org.br/index.asp?pg=ModEvento.asp&H=12Ok8Fb5b88983191zz2zgahq695ChD3114b6425.

 

Advogado, título do qual tanto se orgulhava, o Desembargador Sylvio Capanema de Souza aposentou-se do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e voltou a se dedicar à advocacia no escritório Sylvio Capanema de Souza Advogados Associados, que fundou para atuar no Direito Civil e Empresarial, com ênfase no Direito Imobiliário, especialidade à qual sempre se dedicou sendo um dos fundadores e Patrono da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (Abami).


Até os seus 82 anos de vida, nunca deixou de atuar na área jurídica: Professor titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Professor titular de Pós-graduação em Direito Civil da Fundação Getúlio Vargas e da PUC/RJ, Professor visitante das Universidades de Coimbra e da Salamanca, Coautor do projeto de lei da atual Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991), Membro efetivo da Associação Henri Capitant, com sede em Paris (França), Autor de diversas obras jurídicas. Em 2017, a Universidade Castelo Branco (UCB) deu o nome do Magistrado ao auditório inaugurado no Campus Centro (RJ).



Homenagem

 


O Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra, iniciará a solenidade de homenagem, que contará com placa e diploma (entrega realizada no escritório do homenageado), e, seguindo o roteiro do evento, passará a palavra ao Vice-presidente do IMB, Desembargador Roberto Guimarães. Após, o Presidente Estadual do IMB em Santa Catarina, Desembargador Carlos Prudêncio, também se pronunciará.


Em seguida, terão palavra os convidados: Presidente da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), Dr. José Carlos Martins, Conselheiro Jurídico da CBIC, Dr. José Carlos Braide Nogueira da Gama, e Presidente do Sindicato das Industrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuvera e Nova Trento (Sinduscon), Dr. Fernando José de Oliveira.


A viúva do homenageado, Dra. Ana Capanema, apresentará a placa e o diploma. Antes do encerramento pelo Presidente do IMB, previsto para as 18h, a palavra será franqueada aos convidados e familiares presentes que desejarem se pronunciar.

topo