ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Webinar do IMB desta sexta (13/11): “Conversa Literária”
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 10/11/2020

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB realizará nesta sexta-feira, dia 13, às 17h, a webinar “Conversa Literária”, com transmissão pelo aplicativo Zoom. O evento será coordenado pelo Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra, e terá como convidados os Desembargadores Márcio Vidal (Presidente da Seção Estadual do IMB no Estado de Mato Grosso) e Fernando Foch (TJRJ).

 

Prestes a completar 35 anos de dedicação à magistratura mato-grossense, o Desembargador Márcio Vidal, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) faz parte da turma de 15 magistrados que tomaram posse como Juiz substituto de Direito em dezembro de 1985. Filho do Desembargador José Vidal, que havia ascendido ao Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, o Magistrado tinha como pretensão inicial era cursar Medicina, mas mudou a opção de carreira às vésperas do vestibular. Segundo ele, não houve influência do pai para seguir a Magistratura.


Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1982, após se graduar seguiu para São Paulo, onde advogou e fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Em dezembro de 1984, voltou a Cuiabá, onde passou a lecionar na Faculdade de Direito da UFMT. No final do ano seguinte, ingressou na Magistratura, após prestar seu primeiro concurso público. Aos 28 anos, tomou posse como Juiz substituto. Ao longo dos anos, jurisdicionou nas comarcas de Barra do Bugres, Várzea Grande, Rondonópolis e Cuiabá, antes da promoção ao cargo de Juiz substituto de Segundo Grau e, um ano depois, ao de Desembargador. Fez Pós-Graduação (lato sensu) em Direito Público, na Universidade Estácio de Sá/RJ (2001).

Entre as funções exercidas no Judiciário: Presidente do Coptrel (2018-2019), Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (2017-2019), Vice-Presidente do TJMT (2013-2015), Corregedor Geral de Justiça do Mato Grosso (2011-2013), Vice-Diretor da Esmagis-MT (2009-2011), Diretor da Esmagis-MT (2007-2009).


Quando presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, onde a jurisdição é especializada, pode ter a visão geral do Estado e de todo o sistema eleitoral. Desde que assumiu a função, o Desembargador tinha como projeto a interlocução direta com a peça que ele considera a mais importante do processo, que é a sociedade. O desejo de dividir experiências e conhecimentos fez o então Presidente do TRE buscar aproximação com os tribunais eleitorais de outros estados, assim como de países que fazem fronteira com o Brasil. Essa articulação possibilitou que o Desembargador fosse escolhido para presidir o Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais Brasileiros (Coptrel). Nessa função, atuou junto ao Ministério da Educação para incluir a disciplina de Cidadania na grade curricular do ensino médio e o Direito Eleitoral nos cursos de Direito das universidades.


Autor de livros, a experiência na Justiça Eleitoral foi tema do 3º livro do Desembargador Márcio Vidal, “A Jurisdição Universal da Cidadania: uma experiência na Justiça Eleitoral”, onde relatou ainda sua visão como cidadão e Magistrado. Os livros anteriores do Desembargador são: “Ações e Palavras” e “Desafios e Perspectivas do Agronegócio em Mato Grosso”.


Ainda presidindo o TRE-MT, em 2018, o Desembargador compôs música para conscientização dos cidadãos na hora do voto, que resultou no jingle institucional da justiça eleitoral mato-grossense, com o título “Somos Nação”. A canção foi lançada durante reunião do Coptrel e encaminhada, à época, com a anuência do próprio Colégio, para todas as emissoras de rádio e TV do país para ampla divulgação como campanha nacional pela cidadania do eleitor.


Com assento efetivo na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Desembargador Fernando Foch é Presidente do Fórum Permanente de Mídia e Novas Tecnologias à Disposição da Justiça. É Desembargador do TJRJ desde 24 de outubro de 2005.


Antes de entrar para a Magistratura foi jornalista. Trabalhou na Folha da Manhã, na Folha de S.Paulo, na TV Globo, no Última Hora e foi assessor de imprensa do então Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Seabra Fagundes. Após muitos anos de jornalismo, escolheu outra carreira e formou-se em Direito pela Faculdade Nacional da UFRJ em 1977. Em 1984, ingressou na Magistratura.


Haverá emissão de certificado digital para os interessados, que deverão se inscrever, exclusivamente, pelo site do IMB: https://www.imb.org.br/index.asp?pg=ModEvento.asp&hash=3qbh8400aZ2Y75Z. As inscrições encerram 30 minutos antes do início do evento. Havendo dificuldades para a inscrição, devem entrar em contato com o Instituto pelo e-mail, webinar@imb.org.br ou pelo próprio site através da aba “Contatos”.

topo