ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Inventário em cartório é tema de live que tem apoio institucional do IMB
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 04/11/2020

“Inventário em Cartório” acontecerá no próximo dia 16, das 19h30 às 20h30, com transmissão pela plataforma Zoom. O tema será apresentado pelo Presidente do Colégio Notarial do Brasil, Dr. José Renato Vilarnovo, e pela advogada Dra. Zenaide Augusta Alves. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla (www.sympla.com.br). O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB é um dos apoiadores institucionais do evento.

 

Os cartórios de notas têm como incumbência lavrar escrituras, e realizar todos os demais atos notariais como testamento, planejamento sucessório, partilha, inventário, testamento vital, abertura e reconhecimento de firma, autenticação de cópias, divórcio, separação, emancipação de menores, pacto antenupcial, reconhecimento de paternidade, união estável, ata notarial, usucapião extrajudicial, Apostila de Haia, materialização de documento eletrônico, da internet e da Junta Comercial (Jucerja), bem como comunicação de venda de veículos ao Detran RJ.


Na live, estarão entre as situações discutidas: se pode ser feito inventário de alguns bens e deixar outros para depois; se cartório de notas pode fazer inventário mesmo com testamento; determinações do Conselho Nacional de Justiça; imóveis deixados pelo falecido(a) fora do Município e do Estado do Rio de Janeiro; inventário por videoconferência; uso das ferramentas digitais para lavratura e registro.


A organizadora da live, Dra. Zenaide Augusta Alves é Advogada, ex-Presidente, Conselheira Nata e Sócia Benemérita da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (Abami).


Dr. José Renato Vilarnovo é Notário Titular do Cartório do 35º Ofício de Notas do Rio de Janeiro. Antes havia sido tabelião em Barra Mansa e Duque de Caxias. Advogado, Dr. Vilarnovo é tabelião aprovado em concurso público desde 2002.


Além do IMB, apoiam o evento: Colégio Notarial do Brasil, Escola de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (Enoreg), E-cartório RJ, EP e Protocolo Digital e 35º Ofício de Notas do Rio de Janeiro. Informações: zenaidealves.advrj@gmail.com.

 

 

topo