ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IMB tem novo Associado: Juiz Eric Scapim, do TJRJ
Fonte: IMB / Foto: Conceição Sá
Data: 20/10/2020

O Juiz Eric Scapim associou-se nesta segunda-feira, dia 19, ao Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB. O Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra, recebeu o Magistrado na sede do Instituto, onde foi realizada a inscrição como membro do Quadro Associativo da entidade.

 

Titular da 28ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Juiz Eric Scapim, há seis anos, escolheu exercer a Magistratura na Justiça fluminense. Anteriormente atuou nos tribunais estaduais do Rio Grande do Sul e de São Paulo, para os quais também foi aprovado nos concursos para Magistrado.


Natural de Minas Gerais, onde graduou-se em Direito pelo Instituto Vianna Junior, foi aluno da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) entre os anos de 2010 e 2012. Atuou como Juiz leigo do TJRJ por cerca de quatro anos, fixando residência no Rio de Janeiro. A opção pelo Tribunal fluminense se deu justamente pela afeição ao ambiente de trabalho e às amizades travadas durante o período em que estudou e trabalhou no Rio de Janeiro, além da facilidade de proximidade da família, que mora em Juiz de Fora (MG).


Logo ao entrar para a faculdade de Direito, nem imaginava que viria a se tornar Juiz, especialmente no Rio de Janeiro, o interesse só surgiu próximo ao término do curso, ao descobrir o curso preparatório da Emerj, onde se especializou em Direito Público e Direito Privado e veio a se tornar Professor de Técnica de Sentença e Direito do Consumidor. É professor, ainda, de cursos jurídicos, onde leciona Direito do Consumidor. Possui em seu currículo: Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes e Curso de Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos na UFRJ-NEPPDH.


O contato com o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB se deu através dos eventos virtuais que a entidade vem realizando ao longo deste ano e que o Juiz Eric Sacapim afirma acompanhar sempre. Inclusive, o Magistrado foi um dos palestrantes, ao lado do Professor Marcos Dessaune (Autor da Teoria do Desvio Produtivo), da webinar realizada, no dia 07 de outubro, com o tema “Dano Moral não é só Sofrimento: A Crescente Superação do Mero Aborrecimento”, com transmissão pelo aplicativo Zoom. O evento foi aberto pelo Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra, e pela Vice-presidente da OAB/RJ, Dra. Ana Tereza Basílio, e teve como moderador o Diretor de Cursos e Conclaves do IMB, Desembargador André Fontes, e como debatedores a 2ª Vice-presidente do IMB, Desembargadora Regina Lúcia Passos, e o Presidente da OAB/São Gonçalo, Dr. Eliano Enzo.

 

topo