ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Webinar do IMB “Rio de Janeiro como Segundo Distrito Federal” também com certificado digital para inscritos no site
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 03/09/2020

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB realizará nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, a webinar “Rio de Janeiro como Segundo Distrito Federal”, com transmissão pelo aplicativo Zoom. O evento coordenado pelo Presidente do IMB, Desembargador Fábio Dutra, terá como palestrante o Professor Christian Lynch, Mestre em Direito e Doutor em Ciência Política, e como debatedores os Desembargadores Gamaliel Scaff (TJPR) e Flávio Horta (TJRJ).

 

Haverá emissão de certificado digital para os interessados, que deverão se inscrever no site do IMB, pelo link https://www.imb.org.br/index.asp?pg=ModEvento.asp&hash=k5zY728223hDC4E.


Estando conectado à internet, o participante poderá acessar, através de sua conta do aplicativo Zoom, e depois entrar no evento pelo link https://zoom.us/j/96539782118?pwd=ekpneGY2SE4vclp5S2RwYXRkclgvdz09, ou usando o ID 965 3978 2118, com a senha 763410, através de celular ou do computador.


O palestrante, Professor Christian Lynch, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 1996; obteve seu mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1999 e doutorou-se em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo Iuperj) em 2007. Atua como Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autor de “Monarquia sem despotismo e liberdade sem anarquia: o pensamento político do Marquês de Caravelas” (UFMG, 2014 - prefácio de Antônio Manuel Hespanha) e de “Da Monarquia à Oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930)” (Alameda, 2014).


Nascido em Faxinal (PR), o Desembargador Gamaliel Scaff formou-se Bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba (turma 1982). Ingressou na Magistratura após concurso para Juiz substituto, sendo nomeado em 1º de julho de 1986 para a comarca de Rolândia. Aprovado em novo concurso como Juiz de Direito, atuou, a partir de 19 de novembro de 1987, nas comarcas de Cambará, Assis Chateaubriand, Guarapuava, Cascavel e Curitiba. Com assento na 3a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, o Magistrado foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no dia 24 de março de 2008. Em fevereiro de 2017, foi premiado por acórdão sobre respeito à diversidade religiosa no I Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.


Com assento efetivo na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Desembargador Flávio Horta foi nomeado ao cargo por merecimento, em 24 de junho de 2013. Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1987. Exerceu a advocacia e foi defensor público antes de chegar à Magistratura, em 1993. Atuou nas comarcas de Valença, Piraí, Barra do Piraí e Barra Mansa. Em 1998, foi promovido, por merecimento, à Entrância Especial. Foi titular da 1ª Vara Criminal da Ilha do Governador. Na área administrativa, o Magistrado foi Coordenador de Juizados Especiais da 9ª Região Judiciária, além de Diretor do foro regional da Ilha do Governador, entre 2000 e 2007.

topo