ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

IAB debaterá impactos da reforma do Código Civil
Fonte: IAB / Foto: IAB
Data: 24/02/2026

Sob a ótica do Direito das Famílias e das Sucessões, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promoverá nesta quinta-feira, dia 26/02, das 10h às 12h, promoverá o evento “Reforma do Código Civil de 2002 em debate”. O debate acontecerá no Plenário Histórico do IAB (Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar – Centro – Rio de Janeiro), com transmissão ao vivo pelo canal TVIAB no YouTube.

 

A abertura será feita pela Presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Com a participação de pesquisadores e professores, o evento terá mediação das pós-graduadas em Direito das Famílias e Sucessões Danielle Vasconcelos e Direito Processual Civil Tatiana Naumann.


Participarão do encontro como palestrantes o Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões do IAB, Pedro Greco, que abordará a socioafetividade na reforma; a Professora de Direito Internacional Privado da Universidade Cândido Mendes (Ucam), Alexandria Alexim, cujo tema será o sequestro internacional de crianças e o princípio da proteção integral; o Professor de Direito Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cássio Rodrigues, que analisará os deveres e critérios da colação, e o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Marco Aurélio Bezerra de Melo, em palestra com o tema da multiparentalidade na reforma.


Os estudantes de Direito que assistirem ao evento receberão duas horas de estágio reconhecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro (OABRJ).

 

Programação

 

Abertura – “Direito das Famílias e Direito das Sucessões”
Rita Cortez, Presidente nacional do IAB
Palestrantes:
“A Socioafetividade na Reforma do CC/02”
Pedro Teixeira Pinos Greco, Pós-doutor em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UFRJ e Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões do IAB
Sequestro Internacional de Crianças e o Princípio da Proteção Integral na Reforma do CC/02
Alexandria Alexim, Professora de Direito Internacional Privado da Ucam e Doutora em Ciência Política pelo Iuperj
“Colação: Deveres e Critérios na Reforma do CC/02”
Cássio Rodrigues, Professor de Direito Civil da UFRJ e Doutor em Direito Civil pela Uerj
“Multiparentalidade na Reforma do CC/02”
Marco Aurélio Bezerra de Melo, Desembargador do TJRJ e Professor de Direito Civil da Emerj
Mediação:
Danielle Vasconcelos, Pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões pela PUC/RJ
Tatiana Naumann, Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Ucam
Organização: Comissão de Direito das Famílias e Sucessões do IAB

Mesa de Debates: Reflexões sobre a Lei de Improbidade Administrativa
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 13/03/2026
Ouvir as experiências e percepções de doutrinadores, juristas, entidades, associações e órgãos públicos, além dos posicionamentos judiciais e administrativos após as inovações e alterações da Lei de Improbidade Administrativa.
Questões Controvertidas no Direito Tributário em Transição
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 13/03/2026
Coordenado pelo Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, o livro “Questões Controvertidas no Direito Tributário em Transição” foi lançado pela Thoth Editora nesta quarta-feira, dia 11/03, já com a pré-venda aberta.
TurisMall 2026: Encontro Estratégico com Painéis de Desenvolvimento Global
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 12/03/2026
A convite do Instituto Cultural Marinha Mercante (IC), através da sua Presidente, a Comandante Andréa de Fátima, Capitã de Longo Curso da Marinha Mercante, o Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito, Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres, participa
Emerj abre inscrições para o curso de formação continuada Direito e Literatura
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 12/03/2026
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) abriu inscrições para o curso de formação continuada Direito e Literatura, com início previsto para o dia 27 de abril.
Homenagem: Dia Internacional da Mulher
Fonte: IMB / Foto: Conceição Sá
Data: 11/03/2026
Em homenagem à semana da mulher, que teve início no domingo, dia 08/03, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Vice-presidente Estadual do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no Piauí, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, enviou artigo sobre a data
Parceria: OAB/AP, ESA e Grupo da UFF (RJ) em eventos de Direito Marítimo
Fonte: IMB / Fotos: Divulgação
Data: 11/03/2026
A Comissão Especial de Direito Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá (OAB/AP), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e o Grupo de Pesquisa Celeridade Processual “Governança Processual na cadeia Marítimo-Portuária, Aduaneira e Logística do Comércio”
Jurista José de Aguiar Dias será homenageado em ciclo de palestras da Emerj
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 10/03/2026
erá realizado, no próximo dia 01/04, das 10h às 12h30, o “Ciclo de Palestras – Os Grandes Civilistas do TJRJ – Homenagem ao Jurista José de Aguiar Dias”, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel n° 25, 1° andar, Centro/RJ)
Etnografia Jurídica e Pesquisa: Debates possíveis com a obra de Câmara Cascudo
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 10/03/2026
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB promoverá, no próximo dia 24/03, às 17h, a palestra “Etnografia Jurídica e Pesquisa: Debates possíveis com a obra de Câmara Cascudo”, no Auditório da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).
Série de Processo Penal da Emerj debate sobre obra de Afrânio Silva Jardim
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 05/03/2026
Na próxima quinta-feira, dia 12/03, de 9h30 às 13h30, acontecerá “Série Grandes Professores de Processo Penal: Debate Sobre Temas da Obra do Professor Afrânio Silva Jardim”
15º Prêmio Amaerj de Direitos Humanos – Patrícia Acioli: inscrições abrem em 31/03
Fonte: Amaerj / Foto: Divulgação
Data: 04/03/2026
A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro definiu o cronograma do Prêmio Amaerj de Direitos Humanos – Patrícia Acioli, que completa 15 anos em 2026. As inscrições serão abertas em 31 de março, às 8h.
topo