ATUALIZE-SE COM O IMB

Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico

Emerj promoverá “Mesa Redonda Internacional: A Proteção Jurídica da Flora em Tempos de Mudanças Climáticas”
Fonte: Emerj / Foto: Divulgação
Data: 21/01/2025

O Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), em parceria com o Superior Tribunal de Justiça, realizará, nesta sexta-feira, dia 24, às 10h, a “Mesa Redonda Internacional: A Proteção Jurídica da Flora em Tempos de Mudanças Climáticas”. O encontro contará com a presença do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Herman Benjamin, e acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O evento será presidido pelo Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, Presidente do Fórum. A primeira reunião do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático em 2025 terá como expositores: o Presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Herman Benjamin; a Advogada principal do Banco Asiático de Desenvolvimento e Coordenadora do Secretariado da Iniciativa Global da Lei Florestal Modelo, Cristina Pak; e o Professor da Louisiana State University e correlator da Comissão Global de Redação da Lei Modelo de Florestas, Nicholas Bryner.

 

O tema

 

“O núcleo normativo do direto ambiental, ou seja, a tutela do meio ambiente, encontra guarida no Capítulo VI do Título VIII sobre a Ordem Social. O capítulo é composto basicamente pelo artigo 225 da Constituição (BRASIL, 1988), com seus parágrafos e incisos. O referido dispositivo possui caráter principiológico por estabelecer o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A norma possui relevância por disponibilizar instrumentos de garantia e efetividade do direito enunciado no caput do artigo. Há destaque para a elaboração de normas direcionadas a objetos (processos ecológicos, patrimônio genético, fauna, flora, florestas, dentre outros) e setores específicos (educação, energia, mineração, a título de exemplificação), em virtude do seu elevado conteúdo ecológico.


São observados ao longo da Constituição referências explícitas e implícitas ao meio ambiente. Os artigos 5º, LXXIII, 20, 23, 24, 91, § 1º, III, 129, III, 170, VI, 186, II, 220, § 3, são exemplos de referências explícitas da expressão meio ambiente. Nas referências implícitas a proteção ambiental é utilizada como subterfúgio para a proteção de um direito muito mais forte do que o do meio ambiente como, por exemplo, quando hipoteticamente invocada a sua tutela enquanto existirem condições ambientais prejudiciais à saúde. Todo esse conjunto de normas ambientais vigentes no atual texto constitucional permite concluir que a Constituição da República, de forma sistemática dedicou considerável tratamento jurídico ao meio ambiente.


Enfim, o cuidado dedicado pela Constituição Federal de 1988 ao meio ambiente, permite concluir que o Estado brasileiro, a exemplo de outros países, atento às evoluções até então alcançadas na percepção e tratamento conferido à Natureza, não se eximiu de estabelecer um modelo constitucional pluri-instrumental, repleto de direitos, obrigações, princípios, objetivos, programas públicos e instrumentos de implementação, passível de gestão do macrobem (meio ambiente como um todo, considerados os seus aspectos naturais/físicos, artificiais, culturais, sociais, dentre outros) e microbens (bens/interesses individuais, ou seja, elementos que compõem o meio ambiente, como, por exemplo, água, fauna, solo, ar, florestas) ambientais.” (Fonte: Jusbrasil)


Inscrição

 

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento.


Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OABRJ) para estudantes de Direito participantes do evento.


Para se inscrever, acesse o link da Emerj

Palestra do Ministro Luiz Fux sobre o futuro do Processo Civil Brasileiro
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 14/11/2025
Na próxima segunda-feira, dia 17/11, das 10h às 12h, o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá proferir a palestra “O Futuro do Processo Civil Brasileiro diante das Inovações Tecnológicas”, no Plenário Evandro Lins e Silva
Integrantes do Conselho Superior da Magistratura do TJSP e EPM eleitos em primeiro turno
Fonte: TJSP / Foto: TJSP
Data: 14/11/2025
O Desembargador Francisco Eduardo Loureiro foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para o biênio 2026/2027. O Magistrado obteve 261 votos no primeiro turno, atingindo a maioria absoluta de votos do Tribunal Pleno.
Conexão IMB/Tocantins (18/11): reforma do CC e direitos dos povos indígenas
Fonte: IMB / Arte: Elizabeth Machado
Data: 14/11/2025
Na próxima terça-feira, dia 18/11, o Desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), proferirá a palestra “Reforma do C.C. e os Direitos dos Povos Indígenas: da Capacidade Civil à Personalidade Jurídica Coletiva”
Tribunal Marítimo sedia debate e lançamento de Cartilha sobre a Resolução nº 65/2024
Fonte: IMB / Fotos: Conceição Sá
Data: 13/11/2025
“O Tribunal Marítimo em Transformação: Impactos Estruturais da Resolução nº 65/2024” foi tema nesta quinta-feira, dia 13/11, do debate promovido pela Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OABRJ – Subseção Barra da Tijuca, no Auditório Oficial do Tribunal Marítimo
Entrevista no 3º Simpósio de Direito Marítimo: Diretor Jurídico da Transpetro
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 12/11/2025
O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB disponibilizou em seu canal do YouTube nesta segunda-feira, dia 11, o vídeo de entrevista com o Diretor Jurídico da Transpetro, Tomás Braga Arantes, durante o 3º Simpósio de Direito Marítimo
Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro celebra 50 anos de independência do país
Fonte: IMB / Fotos: Thiago Fantoni
Data: 12/11/2025
Reforçando a parceria e o entendimento entre o Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB e o Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro, o Presidente do IMB, Desembargador Jean Albert de Souza Saadi, compareceu nesta terça-feira, dia 11/11, ao jantar comemorativo
Brasileiro ama uma fila? O TRE-RJ mostra que dá pra ser diferente!
Fonte: TRE-RJ / Foto: TRE-RJ
Data: 11/11/2025
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lança, nesta semana, a campanha “Os Ama Filas”, uma ação bem-humorada que busca incentivar eleitores a anteciparem o cadastro biométrico e outros serviços eleitorais
O Tribunal Marítimo em Transformação: Impactos Estruturais da Resolução nº 65/2024
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 11/11/2025
A Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/RJ – Barra da Tijuca promoverá nesta quinta-feira, dia 13/11, às 9h, no Auditório Oficial do Tribunal Marítimo, o evento “O Tribunal Marítimo em Transformação: Impactos Estruturais da Resolução nº 65/2024”
Integridade Constitucional e as Dimensões dos Direitos Fundamentais
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 10/11/2025
Na próxima sexta-feira, dia 14/11, às 10h, o Ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), fará palestra com o tema “Integridade Constitucional e as Dimensões dos Direitos Fundamentais: Uma Apreciação sob a Teoria dos Jogos”.
3º Simpósio de Direito Marítimo: Presidente do IMB alcança novos seguidores para Instagram
Fonte: IMB / Foto: Divulgação
Data: 07/11/2025
Além do sucesso nos dois dias de evento (30 e 31/10), o 3º Simpósio de Direito Marítimo – Regulação, Informação e Estudo, promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, em Santos (SP), alcançou uma boa média de visualizações
topo