Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
A Plataforma Acordo, a primeira plataforma institucional de resolução on-line de conflitos em um tribunal do país, já disponível no portal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), tem uma parceria com a Light, concessionária de energia elétrica no Rio de Janeiro. A empresa foi escolhida com base nos dados estatísticos do TJRJ, que a apontam como uma das grandes litigantes do TJRJ.
“O sistema é bem intuitivo. Fiz o cadastro no dia 11 de julho, preenchendo as informações. Em seguida, fiz o upload do documento e, no dia seguinte, já havia a proposta de acordo, que foi até melhor do que algumas decisões do Tribunal ao tratar da matéria. Eu mesmo atuei em um processo na mesma causa de pedir, que chegou à segunda instância, teve apelação e eu somente consegui, depois de três anos, o mesmo valor desse acordo da nova plataforma”. A declaração é do advogado Roniele de Oliveira Silva. Ele representou uma cliente que teve um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) lavrado pela Light. O advogado disse ter ficado muito satisfeito com os termos do acordo proposto pela Plataforma Acordo para a solução de sua demanda, que contemplou o cancelamento da cobrança, a indenização à cliente e o pagamento de honorários advocatícios.
“Em razão da facilidade no uso do sistema, bem como a celeridade com a qual o caso foi conduzido, tanto pela Light quanto pelo Judiciário, com absoluta certeza, a partir de agora, utilizarei a mediação disponibilizada pela Plataforma Acordo sempre que possível”, pontuou o advogado.
O acordo da Light com a cliente do advogado Roniele Silva foi homologado em seis dias.
“É muito gratificante ver a plataforma funcionando e o usuário satisfeito. Em instantes, o usuário teve acesso à proposta de acordo gerada pela Inteligência Artificial. Com a aceitação por parte dele, o termo foi automaticamente distribuído para o CEJUSC ODR e já foi homologado”, ressaltou o juiz Francisco Emílio Carvalho Posada, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Para saber mais sobre a Plataforma Acordo, leia também: TJRJ disponibiliza plataforma on-line de resolução de conflitos com uso de inteligência artificial.