Encontre nessa página notícias relevantes do meio jurídico
A Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio de Janeiro (OABRJ), irá inaugurar na próxima segunda-feira, dia 15, o seu novo auditório, que levará o nome do Desembargador Sylvio Capanema de Souza, que por várias gestões foi Diretor do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, atuando em muitos eventos como orador oficial da Instituição. A cerimônia de homenagem da ESA acontecerá das 9h às 11h, no 8º andar da sede da OABRJ.
Segundo a Vice-presidente da OABRJ, Dra. Ana Tereza Basilio, o novo auditório “será um espaço da advocacia, para abrigar eventos da ESA mas também os da OAB, com equipamentos de ponta e recursos modernos.”
Durante o evento, haverá sorteio de livros, bolsas de estudos da ESA e coffee break. A sede da OABRJ fica na Avenida Marechal Câmara, 15, no Centro do Rio.
Entre as várias homenagens póstumas que recebeu, o Advogado e Desembargador Sylvio Capanema, que faleceu, aos 82 anos, em junho de 2020 por Covid-19, foi homenageado pelo IMB em 09 de novembro de 2021, em evento virtual (devido à pandemia) com a entrega de placa à viúva Ana Regina Capanema, em reconhecimento por todos os serviços prestados pelo Magistrado à sociedade, especialmente jurídica. Na ocasião, sob a presidência do Desembargador Fábio Dutra, o IMB promoveu o evento reunindo entre os integrantes da mesa de honra o Vice-presidente do Instituto à época, Desembargador Roberto Guimarães, o Presidente Estadual do IMB em Santa Catarina, Desembargador Carlos Prudêncio, o Presidente do Sinduscon Brusque (SC), Fernando José de Oliveira, e o Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.
A homenagem virtual do IMB também contou com as participações da filha Daniela Capanema, de Desembargadores e representantes do setor da construção, que conviveram profissionalmente ou tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras do Desembargador Capanema.
O Jurista Sylvio Capanema de Souza, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, advogou por cerca de 35 anos, principalmente no segmento do Direito Imobiliário. Foi coautor do projeto de lei convertido na Lei de Locações (Lei 8.245/91). Ao longo da vida, atuou como Professor, Magistrado, Advogado de renome no Direito Civil e Imobiliário e Jurista.