Sucesso: Debate sobre novo CPC lota auditório em Búzios


 
Evento realizado pela OAB de Búzios, com apoio do IMB, contou com palestras de magistrados e advogados de diversas áreas jurídicas.
 
Só um tema muito importante com palestrantes de alto nível para manter, das 9h às 19h de sexta e sábado, cerca de 300 participantes dentro de um auditório, numa região de praias paradisíacas, em dois dias ensolarados de final de semana! Pois foi assim que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, no evento “O Reflexo do Novo Código de Processo Civil na Advocacia e na Sociedade”, realizado pela 61ª Subseção da OAB/Búzios e pelo Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, no Hotel Atlântico Búzios, em Búzios (RJ).
 
Com o objetivo de levar conhecimento sobre as mudanças que o novo Código vai exercer no trâmite e julgamento dos processos de natureza civil aos operadores do Direito, bem como para os cidadãos que serão beneficiados com um provimento jurisdicional mais eficiente, magistrados e advogados proferiram diversas palestras em áreas jurídicas variadas.
 
Entrevistas para o site do IMB
 
Durante o evento, foram realizadas várias entrevistas com os organizadores e palestrantes, que em breve estarão no ar, inseridas em grupos por assuntos interligados e que poderão ser assistidas no site do IMB (www.imb.org.br) na seção de “Vídeos”.
 
Entre os participantes, que lotaram o auditório do evento, além dos magistrados, advogados e representantes de entidades ligadas à Justiça, estiveram muitos estudantes de Direito das faculdades Estácio de Sá e Veiga de Almeida de Cabo Frio. Após tantas horas de palestras e debates, o encerramento teve um merecido coquetel na piscina do Hotel Atlântico, com apresentação do projeto LiveOn, do Grupo VioLive. Foi uma noite encantadora e animada que reuniu palestrantes e plateia numa agradável confraternização.
 
Palestrantes ilustres e debates interessantes
 
A solenidade de abertura do evento teve a mesa com convidados especiais: Secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual Pauo Melo, Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, desembargador Roberto Guimarães, Presidente da 61ª Subseção da OAB/Búzios, Dr. César Augusto Spezin Kuhner de Oliveira, Diretor do Fórum de Búzios, Juiz de Direito Marcelo Villas, Diretor da Escola Superior de Advocacia de Búzios (ESA Búzios), Dr. Genílton Garcia Castilho, Tesoureira da OAB/Búzios, Dra. Ione de Castro, e o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Búzios, Dr. Wanderley Rebello Filho.
 
A primeira palestra foi proferida pela Secretária do Conselho Editorial do IMB, desembargadora Regina Lúcia Passos, da 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com o tema “Novo CPC e CDC: diálogos das Fontes e Práticas”. Em seguida, o Vice-presidente da OAB/RJ, Dr. Ronaldo Cramer, apresentou a palestra “Uniformização das jurisprudência e causas repetitivas no novo CPC”.
 
Após o intervalo para almoço, a Presidente da Comissão do Direito do Trabalho, Dra. Cláudia Mothé, deu a partida no período da tarde proferindo a palestra “Honorários Advocatícios e a Justiça do trabalho e o Novo CPC”, seguida pelo Juiz Auxiliar da Presidência do TJRJ, Dr. Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, cujo temafoi “Negócio Processual no Novo CPC”. Intervalo para um lanche (coffe break), que lotava o hall, e os últimos palestrantes do dia 18 de setembro se apresentaram: Presidente do Nupemec (Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação) do TJRJ e Diretor de Desenvolvimento de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e Políticas Públicas do IMB, desembargador Cesar Felipe Cury, e a Advogada Dra. Cláudia Maria Ferreira de Souza, que falaram sobre o mesmo tema, “Mediação no Novo CPC”.
 
No segundo dia, 19 de setembro, o Presidente do IMB, desembargador Roberto Guimarães, foi o primeiro palestrante, com o  tema “Precedentes no Novo CPC”, sendo seguido pelo desembargador federal André Fontes, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que teve como tema “Novo CPC na Justiça Eleitoral”. Após o coffe break, foi a vez do desembargador Herbert de Souza Cohn, do TRE-RJ, e da Advogada Dra. Ana Teresa Basílio, que palestraram sobre “Novo CPC e a Justiça Eleitoral”.
 
A rodada de palestras da tarde iniciou com o desembargador Ricardo Couto de Castro, magistrado da 7ª Câmara Cível do TJRJ, que teve como tema “Tutela Coletiva nas Resoluções de Conflitos sob a Égide do Novo CPC”. A palestra que se seguiu, “As Conquistas dos Advogados no Novo CPC”, foi proferida pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Búzios, Dr. Wanderley Rebello Filho.
 
Após o coffe break, o Diretor da ESA Búzios, Dr. Genílton Garcia Castilho, e o Professor da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj),  Dr. Fernando Magalhães, proferiram a palestra com o tema “Teoria da prova e a redistribuição de seus ônus no CPC e CDC”. Em seguida, o 2º Vice-presidente do IMB e magistrado da 7ª Câmara Cível do TJRJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, proferiu a palestra “O Novo CPC à Luz da Constituição Federal” .
 
O fechamento ficou por conta do Diretor Cultural do IMB, desembargador Sylvio Capanema de Souza, com o tema "Novos paradigmas do Processo Civil Brasileiro", que foi aplaudido de pé pela plateia que ainda lotava o auditório já no início da noite. Sucesso total!
 

 

topo