Desembargador Roberto Guimarães

Presidente eleito em março 2013 a maio de 2019.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro.
Antes de chegar à Presidência do Instituto dos Magistrados do Brasil, o Desembargador Roberto Guimarães atuou na entidade como 3º Vice-presidente, como Membro Efetivo do Conselho Fiscal e como Secretário geral.


Nascido em Cabo Frio, formou-se em Filosofia e cursou o primeiro ano de Teologia, em 1968, na Faculdade da Ordem Franciscana da Província da Imaculada Conceição de Maria, com sede em São Paulo, capital. Fez o curso de Direito na Universidade Federal Fluminense (Niterói), colando grau como Bacharel em Direito no mês de janeiro de 1975.


Foi Defensor Público até ingressar na Magistratura de carreira, em 30 de janeiro de 1987. Trilhou diversas comarcas e muitos juízos, como é comum para a carreira de Magistrado. Professor de Direito, recebeu várias distinções de diversas entidades.


O Desembargador Roberto Guimarães é casado com Maria de Assis Guimarães, serventuária da Justiça aposentada, e é pai do Roberto e Jussara, também Magistrada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A seguir, o currículo resumido do Desembargador:


PRINCIPAIS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ÁREA DO DIREITO


I - MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
1.1 &ndash Foi promovido, por merecimento, ao cargo de DESEMBARGADOR, em 16 de agosto de 2004. Foi membro efetivo da 11ª Câmara Cível.
1.2 &ndash Tomou posse no cargo de JUIZ DE DIREITO em 30 de janeiro de 1987. Exerceu a judicatura em Niterói, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Regional da Ilha do Governador e diversas Varas Cíveis, Criminais, de Família, Órfãos e Sucessões e Fazenda do Fórum Central do Rio de Janeiro, além de ocupar o cargo de Juiz Eleitoral em diversas Zonas Eleitorais.
1.3 &ndash Enquanto Magistrado, exerceu diversos cargos na Diretoria do Instituto dos Magistrados do Brasil&ndashIMB e na Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro&ndashAmaerj.


2 - DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: no período de 23/10/81 a 29/01/87. Exerceu, também, as funções de Assessor do Corregedor da Defensoria Pública.


3 - PROFESSOR DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR GAY LUSSAC - ATUAL FACULDADE DE DIREITO ESTÁCIO DE SÁ, NITERÓI: no período de abril a dezembro de 1996.


4 - PROFESSOR DA FACULDADE DE DIREITO DO INSTITUTO METODISTA BENNET &ndash RIO DE JANEIRO: no período de março de 1982 a fevereiro de 1987.

II &ndash PRINCIPAIS TÍTULOS E COMENDAS
1. MEDALHA DO MÉRITO JUDICIÁRIO, conferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
2. MEDALHA TIRADENTES, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
3. MEDALHA JOSÉ CLEMENTE E TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DA CIDADE DE NITERÓI, conferidos pela Câmara Municipal de Niterói
4. MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DA MAGISTRATURA, conferida pelo Instituto dos Magistrados do Brasil
5. COLAR DO MÉRITO conferido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro
6. NOME DE TURMA JUIZ ROBERTO GUIMARÃES DOS BACHARELANDOS DE 1992 da Faculdade de Direito da Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta &ndash SUAM
7. DIPLOMA DE JURISTA DO ANO, conferido pelo Clube dos Advogados de Niterói
8.TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI, conferido pela Câmara Municipal de São João de Meriti.

topo